Inovação corporativa. Comece contando com apoio!

Antes de tudo! Sim, nós apoiamos a inovação corporativa!

Mas precisamos debater sobre algumas questões importantes que estão envolvidas na transformação de uma corporação tradicional em uma empresa inovadora.
  • Como criar uma cultura de inovação na equipe, com agilidade e colaboração?
  • Como estruturar e gerenciar um projeto de inovação corporativa, desviando da burocracia e dos processos cotidianos?
  • Quais métodos utilizar para testar iniciativas de forma mais rápida, mais fácil e mais barata?
  • Como compreender o sucesso e o fracasso baseado em dados?
Nossas respostas não são absolutas ou completas, mas revelam pontos essenciais da nossa visão sobre a inovação corporativa.

Como criar uma cultura de inovação na equipe, com agilidade e colaboração?

Estimular valores como o foco, transparência, comprometimento e respeito é essencial para a equipe. Conhecer o perfil de cada pessoa e seus estados emocionais reforçam a coesão.

Como estruturar e gerenciar um projeto de inovação corporativa,  desviando da burocracia e dos processos cotidianos?

A iniciativa deve partir do CEO. Somente ele pode patrocinar as mudanças necessárias, como a tolerância à falhas, definição de métricas que estimulem os comportamentos desejados, reconhecimento dos resultados e determinação de uma visão de longo prazo para a inovação.

Quais métodos utilizar para testar iniciativas de inovação de forma mais rápida, mais fácil e mais barata?

Os conceitos utilizados pelas startups servem muito bem às iniciativas de inovação. Construir, medir e aprender é a chave da metologia lean, enquanto as metodologias ágeis vão apoiar a execução mais rápida, mais fácil e mais barata. Além destes, os princípios das Organizações Exponenciais (iniciando pela equipe sob demanda) também contribuem com as iniciativas de inovação.

Como compreender o sucesso e o fracasso baseado em dados?

A inovação precisa gerar valor para os clientes e para a marca. O sucesso é observado quando a inovação melhora a vida do cliente, ao mesmo tempo em que gera receitas ou diminui custos. Quanto menor o prazo de desenvolvimento e maior o alinhamento com a visão da empresa, maior o potencial da inovação. E tudo isso pode ser medido.

Afinal, a inovação é para a sua empresa?

Se você tem investido ultimamente apenas em inovações incrementais, saiba que é seguro inovar através de  alguma iniciativa mesmo sendo o primeiro do seu setor. A cultura de inovação está cheia de exemplos de sucesso, onde equipes pensaram “fora da caixa” e obtiveram ótimos resultados.
  • A flexibilidade é a chave da inovação. Ao empregar os princípios da agilidade, garantimos alcançar melhores resultados, com mais eficiência.
  • Os clientes tendem a valorizar aquelas empresas que mudam para melhor as suas vidas, o que transforma a inovação em uma real oportunidade de mercado.
  • O retorno financeiro também é importante na inovação. Gerar valor para os clientes e para a marca não são mais que caminhos para aumentar a demanda para os produtos e serviços da empresa.

Este é o tipo de empresa que você deseja?

Criar uma cultura empreendedora na equipe. Construir, medir e aprender, mantendo o foco e a flexibilidade. Criar algo novo que transforme a vida das pessoas para melhor enquanto gera oportunidades de crescimento. É isso que uma empresa inovadora faz.

A inovação só é percebida quando somos capazes de comparar o “novo” modelo com o “velho”. Esta recompensa tardia não parece, a princípio, muito empolgante, porém, é assim que evoluímos individualmente e coletivamente.

Como nossa equipe sob demanda pode colaborar.

O líder é o primeiro que deve abraçar a inovação, mudando até mesmo o seu estilo de liderança e de tomada de  decisão. Não basta apoiar, tem que dar o exemplo removendo as barreiras políticas e burocráticas para que a inovação possa acontecer.

Também não basta querermos a inovação para que ela aconteça na organização. Antes das equipes, a própria direção da empresa é convidada a entender mais sobre a inovação. Já as equipes vão precisar de mais informações, desenvolver habilidades e conhecer as metodologias envolvidas.

Ao experimentar esta nova cultura em alguma iniciativa piloto e concluir que as iniciativas de inovação precisam ser continuadas, é hora de reforçar estes conhecimentos e habilidades. Todo este processo pode ser apoiado por uma equipe sob demanda, promovendo treinamentos, desenvolvendo ideias em conjunto e colaborando na execução das iniciativas, sempre trabalhando de forma integrada à equipe da empresa.

Podemos apoiar a sua empresa nas iniciativas de inovação através da execução direta ou coordenando o trabalho de parceiros habilitados.

Capacitação: 

  • Empreendedorismo e Intraempreendedorismo.
  • Cultura de Inovação.
  • Tecnologias Exponenciais.
  • Teoria das Restrições (finanças, estratégia, gestão de mudanças e conflitos).

Execução: 

  • Gestão de projetos ágeis.
  • Desenvolvimento Ágil de MVPs.
  • Seleção e Testes de Soluções com Inovação Aberta.
  • Análises Emocionais aplicadas aos negócios (para clientes, equipes e gestores).
  • Desenvolvimento de estratégias de marketing digital baseadas em neuromarketing.

O que nós não fazemos.

  • Trabalhar sem o comprometimento e apoio do CEO. Quem se envolve com a inovação vai questionar os processos. Embora nem toda a mudança seja uma inovação, toda a inovação vai gerar mudanças, e estas nunca são confortáveis. É preciso que todos  saibam que o processo é uma iniciativa da empresa, e não apenas daqueles que a promovem.
  • Trabalhar em iniciativas de inovação que não tenham um “plano” alinhado quanto a utilização de recursos humanos e financeiros da empresa. É melhor fixar o custo, qualidade e prazo, deixando o escopo variável.
  • Trabalhar em iniciativas que desviem o foco principal da empresa ou impactem negativamente seus objetivos e métricas habituais.
  • Trabalhar de forma à “contornar’ a equipe interna, sem a devida integração desta equipe à iniciativa de inovação.

Quem somos

Yuri Alexandre acumulou experiência de 22 anos como empreendedor no desenvolvimento e implantação de softwares de gestão em centenas de clientes de diversos segmentos. É sócio da Ativa Sistemas (fundada em 1996) e Ativamyrp, que desenvolvem e comercializam soluções de software para indústrias e comércio e da Post4brand, plataforma de marketing digital para moda.

Consultor especializado em análise emocional aplicada aos negócios, tendo como base o algoritmo neurocientífico BMC®, da IP2 Neurobusiness, também é entusiasta da Teoria das Restrições aplicada às finanças, estratégia, gestão de mudanças e conflitos.

Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e especialista em Consultoria em Internet e Comércio Eletrônico, atualmente conclui o MBA em Marketing Digital com ênfase em Neuromarketing. Como mentor de empreendedores, é homologado pela Clinton Education no QEMP – Quociente Empreendedor, utilizando esta metodologia como ferramenta de diagnóstico e guia para o desenvolvimento de competências e atitudes empreendedoras.

Parceiros:
Ativa Sistemas: desenvolvimento de soluções de softwares sob demanda.
ID Agência Digital: Desenvolvimento de sites, mídias sociais, identidade visual, lojas virtuais e gestão de campanhas de publicidade online.

Vamos conversar mais sobre inovação corporativa?

Você pode me procurar, gratuitamente, para discutirmos juntos como uma equipe sob demanda pode colaborar com a sua iniciativa de inovação.

Basta entrar em contato clicando aqui. 

Ou ainda pelo Whatsapp: 43 98402 5288  (clique no número para iniciar uma conversa).

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