Fui visitar o Vale da Eletrônica, especialmente a cidade de Santa Rita do Sapucaí – MG, em 23 e 24 de setembro de 2019, à convite do Sebrae-PR e representando o CODESE, Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Rolândia, Câmara Técnica de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo.
A cidade criou um ecossistema de inovação impressionante, fazendo aquele pedacinho do Brasil dar certo como gostaríamos de ver e replicar em nossas cidades e regiões!
O pioneirismo e a união entre academia, indústria e governo é a receita do sucesso. Com 40 mil habitantes, três instituições de ensino, mais de 150 empresas inovadoras entre software, hardware, telecomunicações, etc, Santa Rita do Sapucaí e o Vale da Eletrônica é comparado ao Vale do Silício, na Califórnia. Ambas as regiões encontraram sua vocação ainda na década de 1950. Entre os mais de 13 mil produtos fabricados na cidade mineira, destacam-se a urna eletrônica, o chip do passaporte eletrônico, o transmissor de TV digital, a rede 5G, etc.
A diferença não está só no que se vê, a cidade transborda cultura, inovação e empreendedorismo como poucos outros lugares no mundo.
Fica a lição: Encontre a sua vocação, pense no longo prazo, construa um legado!